quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

livros

Perco-me nas livrarias e isso não é novidade. Hoje perdi-me mais uma vez, de mala a tiracolo para me deixar as mãos livres, completamente absorta enquanto caminhava a passos curtos e lentos prateleira a prateleira. Os olhos não param, procuram títulos, viram-se para as capas mais apelativas e segue-se o toque nas capas brilhantes, baças, macias e com títulos em relevo. Depois vem o cheiro, a minha eterna mania de abrir os livros e cheirá-los, tal como acontece com as revistas. Pego nos livros, leio as contracapas, volto a pousá-los. Enquanto isto, penso que se fosse rica, metade da fortuna seria gasta em livros. Ia esvaziar as prateleiras das livrarias e formar pilhas de livros nos recantos da minha casa. Mesmo que não os conseguisse ler todos, ao menos sabia que os tinha, que era uma riqueza já adquirida. A imaginação recua e volto à realidade porque há títulos nos livros que me despertam memórias, mas nesses não ouso pegar. Olho para eles ao longe, aproximo o olhar e sorrio, apenas.

Sem comentários: